STIABVALE participa de encontros da Rede Suco e reforça defesa de pautas unificadas para os trabalhadores
- David Paiva
- 20 de mar.
- 2 min de leitura
O STIABVALE esteve presente em todas as etapas do ciclo de encontros promovido pela Rede Suco de Laranja, encerrado no final de fevereiro, em São José do Rio Preto/SP. O objetivo das reuniões foi fortalecer a mobilização sindical e construir uma pauta unificada em defesa dos direitos dos trabalhadores da cadeia produtiva do suco de laranja, que envolve os setores industrial e rural.
O ciclo de debates começou nos dias 13 e 14 de fevereiro, em Araraquara/SP, durante a rodada com a empresa Sucocítrico Cutrale. Na sequência, nos dias 20 e 21 de fevereiro, o STIABVALE também marcou presença na reunião realizada em Bauru/SP, com a participação da empresa Louis Dreyfus. O encerramento aconteceu nos dias 27 e 28 de fevereiro, em São José do Rio Preto/SP, com a empresa Citrosuco.
Em todas as etapas, o presidente do STIABVALE, companheiro Reinaldo, e a dirigente sindical Márcia, representaram o sindicato e reforçaram a necessidade de união das entidades para enfrentar os desafios comuns da categoria. Entre os principais temas discutidos, os sindicatos destacaram a ampliação dos direitos e benefícios para todos os trabalhadores do setor, como o acesso universal à cesta básica e ao plano de saúde.
Outro ponto importante foi a criação de uma comissão representativa, que terá a missão de encaminhar as pautas unificadas, incluindo a valorização salarial, melhorias nas condições de trabalho, além da garantia de segurança e saúde no ambiente laboral.
A Rede Suco é formada por sindicatos de São Paulo, Minas Gerais e Paraná e tem como desafio enfrentar a concentração econômica do setor, dominado por empresas como Louis Dreyfus, Citrosuco e Suco Cítrico Cutrale. Essas gigantes do setor já estiveram envolvidas, inclusive, em um acordo de R$ 301 milhões junto ao CADE, após denúncias de cartel.
O STIABVALE segue firme na luta, reforçando seu compromisso com a defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do setor de sucos, buscando avanços concretos nas próximas negociações.
Com informações e imagens de STIAL